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Você já deve ter ouvido algumas vezes a expressão acima. Ela é verdadeira e muito atual. Dia após dia um número maior de pessoas, entra para as estatísticas de obesidade em nosso país. Em um levantamento realizado pelo IBGE, o índice de obesidade entre os brasileiros é de aproximadamente 60%. São mais de 80 milhões de pessoas com o IMC igual ou maior do que 25 (sobrepeso ou obesidade), com uma incidência maior entre as mulheres.

 

Emagrecer, não é apenas uma preocupação estética, já virou uma questão de saúde. Mas não existem dietas milagrosas, capazes de fazer você chegar ao peso ideal de uma hora pra outra, ou comendo as mesmas coisas, do mesmo modo. O ideal é encontrar formas mais lentas e mais duradouras, como a reeducação alimentar. Você poderá comer de tudo, mas na medida certa, sem ter que recorrer a remédios para emagrecer ou cirurgia, alcançando resultados definitivos.

Troque o conceito de dieta, que prevê proibições, por um novo modelo de vida, que visa não só o emagrecimento, mas uma manutenção do peso. Não que as dietas sejam erradas, mas pense em algo maior, que prevê identificar e mudar hábitos nocivos à mesa. Assim você consegue emagrecer com saúde.

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PREOCUPE-SE COM AS CORES DO SEU PRATO

Prefira variedades de cores e nutrientes. Quanto mais coloridos tem diferentes nutrientes. Por exemplo: o licopeno, responsável pelo vermelho do Tomate, Goiaba e Melancia, atua contra doenças degenerativas e câncer, enquanto o betacaroteno, presente na Laranja e na Cenoura, ajuda na produção de Vitamina A e no fortalecimento do sistema imunológico. E quanto mais variar as cores do seu prato, vitaminas diferentes farão parte da sua dieta.

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PREFIRA OS INTEGRAIS

Esse é uns dos passos para emagrecer com saúde, já que as versões refinadas do açúcar ou da farinha podem até parecer mais saborosas, mas, no processo químico de refinamento, boa parte dos nutrientes vai embora e sobram calorias vazias, que irão saciar menos a fome.

MODERE O SAL

Isso não te impede de temperar a salada, o que não vale é usar uma quantidade alta de sal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica menos de 5g por dia, menos de 1 colher (chá) rasa ou menos de cinco pacotinhos de 1g, daqueles servidos em restaurante. Lembrando que alimentos enlatados e embutidos já trazem quantidades grandes de sal, que funciona como conservante.

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INFORME-SE

Ler o Rótulo é uma prática que muitos ignoram. No começo parece estranho, mas, com o tempo seu hábito te transformará em especialista de informações nutricionais. E você irá saber exatamente o que está se comendo. Nas embalagens, os ingredientes do produto aparecem sempre de acordo com a quantidade, na ordem decrescente.

HORÁRIO PARA ALIMENTAR-SE

Alimente-se de três em três horas. Grandes intervalos entre as refeições deixam o metabolismo mais lento, o que prejudicará a absorção dos carboidratos, que serão depositados em forma de gordura. Entre as refeições principais, faça pequenos lanches, preferencialmente com frutas!

© Image Source/Corbis

BEBA BASTANTE ÁGUA

Beba dois litros de água por dia Seu corpo precisa de água e ela não tem calorias. O líquido ajuda a limpar as toxinas do corpo, facilitando a desintoxicação. Se você tem alguma dificuldade em beber água, experimente colocar um pedacinho de gengibre ou espremer meio limão numa garrafa de água gelada e ir bebendo vários goles durante o dia.

Exercite-se à sua maneira

EXERCITE-SE

Seu corpo foi feito para estar em constante movimento. A atividade física irá queimar calorias e liberar na circulação substâncias que provocam prazer, ajudando a lidar até com o estresse. Nada de ficar parado, acumulando gorduras extras!!!!!

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Sobre o Autor(a)

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Lione Acácia, geminiana, apenas para constar, porque não me ligo nisso. Adoro moda, batata frita e gente de todo o tipo. Nasci perguntadeira e me especializei nisso, fazendo jornalismo. Adoro uma conversa solta, me inspiro em minhas análises do cotidiano, e faço o meu mundo baseado nos mundos de todo mundo. Não sou fútil, mas desconfio não ser útil!

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