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A nossa correria diária tem levado muita gente ao sedentarismo. A falta de tempo é a principal desculpa na hora de se dedicar a uma atividade física, e os exercícios estão cada vez mais longe da rotina diária da maioria das pessoas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o sedentarismo aumenta com a idade. Entre as mulheres de 25 a 45 anos, 24,6% se exercitam regularmente. A proporção é de apenas 18,9% entre mulheres com mais de 65 anos.

Sair do sedentarismo é uma questão de escolha, e você pode começar incluindo exercícios fáceis ao seu dia-a-dia. Assim, diminuímos todos o risco às doenças Hipocinéticas (doenças adquiridas por falta de movimento), pressão alta, diabetes, problemas articulares e depressão.

Não queira correr atrás do tempo perdido em uma semana. Comece devagar, faça pequenas caminhadas ao longo do dia. Ande mais a pé. Divida o seu tempo, caminhe 20 minutos de manhã, 20 minutos a noite ou 15 de manhã, 15 na hora do almoço e 15 a noite. Dessa forma fica praticamente impossível de arranjar desculpa.
-Não perca o pique. Manter a regularidade dos exercícios é muito importante. Vale mais a pena ter pequenas atividades ao longo da semana, que um dia de extremo esforço.
-Use as escadas. Se você mora em prédio, evite utilizar o elevador, isso tornará seu dia mais saudável. Subir escadas é um excelente exercício. O gasto de Kcal com 22 degraus é de aproximadamente 13,2 Kcal.
– Faça da atividade físca uma diversão. Encontre algo que você realmente goste, não precisa ser necessariamente uma academia. Você pode escolher andar de bicicleta, fazer aula de dança, caminhar no parque, praticar um esporte diferente (quem sabe esgrima?), jogar vídeo game com Kinnect, o importante é encontrar algo que te dê prazer, capaz de exercitar o corpo e a mente!
-Faça exercícios no trabalho. Durante os intervalos no trabalho, em vez de fumar ou tomar café, caminhe em volta do estacionamento da empresa, suba e desça escadas, alongue-se, e não esqueça de corrigir sua postura na cadeira.
-Aproveite o momento de lazer para exercitar-se. Leve as crianças para passear, ande até a sorveteria, acampe, jogue bola, brinque com o cachorro, cultive uma horta, ande bastante no shopping, saia para dançar, faça uma trilha. Escolha atividades saudáveis, que também possam alegrar o seu dia!
-Limpe a casa. Esfregar chão, varrer, secar, limpar box, subir na escada, descer, tirar o pó, passar roupa, arrumar a cama, pintar paredes, passar aspirador são ótimas atividades físicas. Tente melhorar a postura, contraia o abdômen que você potencializa ainda mais os exercícios.
-Não dispense a oportunidade. Durante o dia temos várias oportunidades de fazer exercícios, encontre espaço para todas. Leve o cachorro para passear, dê a volta no quarteirão, vá ao mercado a pé, estacione o carro em uma vaga mais longe no shopping, vá trabalhar de bicicleta, pule corda, invista em você, na sua saúde!

Sobre o Autor(a)

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Lione Acácia, geminiana, apenas para constar, porque não me ligo nisso. Adoro moda, batata frita e gente de todo o tipo. Nasci perguntadeira e me especializei nisso, fazendo jornalismo. Adoro uma conversa solta, me inspiro em minhas análises do cotidiano, e faço o meu mundo baseado nos mundos de todo mundo. Não sou fútil, mas desconfio não ser útil!

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